Pedro vai ao cinema #19 | Semana 24/03
Tem filme sobre a ditadura, produções italianas e um longa nacional de 1983 de volta às salas!
Oi, galerinha! Todos bem? 😊
O cinema brasileiro tem voltado suas câmeras para os grandes nomes da música nacional, seja em documentários ou cinebiografias. No dia 1º de maio estreia o filme da vida do maravilhoso Ney Matogrosso!
Homem com H ganhou um novo poster essa semana, com Jesuíta Barbosa caracterizado como o cantor. A cada nova informação, foto ou trailer, aumenta minha curiosidade. Espero que o longa faça jus à história, à carreira e ao talento incrível do Ney, que eu adoro!
E agora, vamos dar uma olhada nos destaques dessa semana? 🎬
Estreias da semana - 27/03
Tem filme sobre a ditadura, produções italianas e um longa nacional de 1983 de volta às salas!
Onda Nova - lançado em 1983, o filme volta aos cinemas em uma versão remasterizada.
Sinopse: Um grupo de onze mulheres formam o Gayvotas Futebol Clube, um time de futebol feminino que é patrocinado por um clube profissional. Após quatro décadas banidas do esporte, o longa acompanha a vida das jogadoras dentro e fora dos campos, em meio a alegrias e tristezas de uma ditadura militar em 1983. Além dos problemas pessoais, elas também enfrentam os preconceitos de uma sociedade conservadora e precisam treinar para se preparar para um jogo internacional simbólico.
Direção e roteiro: José Antonio Garcia e Ícaro Martins.
Elenco: Carla Camurati, Cristina Mutarelli, Tânia Alves, Regina Casé, Vera Zimmerman, Neide Santos.
Duração: 1h42.
A Batalha da Rua Maria Antônia - a obra foi premiada no Atlanta Film Festival e no Festival Internacional do Rio.
Sinopse: Durante a ditadura brasileira, estudantes e professores do Movimento Estudantil enfrentam ataques do Comando de Caça Comunista vindos do outro lado da rua, um evento que ficou conhecido como 'A Batalha dos Estudantes', contada em 21 planos-sequência.
Direção e roteiro: Vera Egito.
Elenco: Gabriela Carneiro da Cunha, Isamara Castilho, Juliana Gerais, Pâmela Germano, Caio Horowicz, Philipp Lavra.
Duração: 1h20.
Meu Nome é Maria - adaptado do livro “My Cousin Maria Schneider”, escrito por Vanessa Schneider, o filme foi exibido no Festival de Cannes de 2024, fora da competição.
Sinopse: Maria é uma jovem atriz promissora, passando por uma fase de dificuldades. Quando um diretor italiano em ascensão a escolhe para estrelar um novo filme ao lado de Marlon Brando, seus sonhos parecem se concretizar. Mas o que deveria ser uma grande oportunidade, se revela o início de um inferno pessoal. O filme é “O Último Tango em Paris”, e esta atriz é Maria Schneider.
Direção: Jessica Palud | Roteiro: Jessica Palud e Laurette Polmanss.
Elenco: Anamaria Vartolomei, Matt Dillon, Giuseppe Maggio, Céleste Brunnquell, Yvan Attal, Marie Gillain.
Duração: 1h40.
Parthenope: Os Amores de Nápoles - o longa concorreu à Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2024.
Sinopse: Um épico feminino desprovido de heroísmo, mas repleto de uma paixão inexorável pela liberdade, por Nápoles e pelo amor — verdadeiro, sem sentido, inexprimível ou breve, do tipo que condena ao sofrimento, mas motiva a recomeçar. Observados, amados, desiludidos e cheios de vida, os napolitanos em torno de Parthenope são acompanhados em suas ondas de melancolia, ironias trágicas e momentos de desânimo.
Direção e roteiro: Paolo Sorrentino.
Elenco: Celeste Dalla Porta, Dario Aita, Margherita Aresti, Martina Attanasio, Liliana Bottone, Gary Oldman.
Duração: 2h17.
Streaming
PRIMVE VIDEO
28/03 - Aqui (2024)
Direção: Robert Zemeckis | Roteiro: Robert Zemeckis, Eric Roth e Richard McGuire | Duração: 1h44.
Elenco: Tom Hanks, Robin Wright, Paul Bettany, Kelly Reilly, Michelle Dockery.
O épico, adaptado de uma HQ, tem como diferenciais o foco em um local específico e a câmera fixa que acompanha o passar dos anos nesse mesmo lugar. Apesar disso, os críticos não gostaram muito do filme.
Vale a pena ver (de novo?) ❗
Única pessoa a ganhar o Oscar de atuação (Melhor Atriz por Retorno a Howards End) e de roteiro (Melhor Roteiro Adaptado por Razão e Sensibilidade), Emma Thompson tem uma filmografia incrível, com diversos sucessos como Vestígios do Dia, Em Nome do Pai e Simplesmente Amor. Ela já recebeu outras três indicações e devia ter recebido a quarta pelo filme Boa Sorte, Leo Grande, disponível na Netflix.
No filme, lançado em 2022, ela interpreta Nancy que, depois de ficar viúva aos 55 anos, decide que está na hora de ter prazer durante o sexo e um orgasmo de verdade. Para isso, ela contrata o Leo Grande do título, um garoto de programa com quem acaba encontrando uma conexão que vai além do sexo. Não é uma comédia romântica e (spoiler!!!) eles não se apaixonam e vivem felizes para sempre.
Na verdade, a história é quase um estudo sobre como o prazer feminino é negligenciado na sociedade machista e patriarcal que a gente vive. Afinal, ainda tem muita gente (risos nervosos) que acredita que a única função do sexo é a reprodução e a conservação da espécie. O filme é muito bom, com basicamente dois atores, e a Emma Thompson está, mais uma vez, maravilhosa. Apesar de não ter sido indicada ao Oscar, ela recebeu indicações ao BAFTA, ao Globo de Ouro e ao Satellite Awards e vale muito a pena conferir sua atuação!
Direção: Sophie Hyde | Roteiro: Katy Brand | Duração: 1h37.
Elenco: Emma Thompson, Daryl McCormack, Isabella Laughland, Les Mabaleka.
Chegamos ao final de mais uma edição da newsletter!
Obrigado a todxs pelas assinaturas, curtias, comentários e compartilhamentos.
Continuem assim! 😜
Até a próxima! 🎬