Pedro vai ao cinema #6 | Semana 23/12
Semana calminha, mas ainda assim com filmes para assistir
Oi, pessoal! Chegou mais uma edição, em clima natalino! 🎄
Preciso começar dizendo que algumas pessoas reclamaram que eu não atualizei as indicações que Ainda Estou Aqui recebeu! 😬 Na semana passada, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (que realiza o Oscar) divulgou a lista dos 15 pré-selecionados à categoria de Melhor Filme Internacional e o longa, claro, está nela! 🎉
Além disso, a obra vai representar o Brasil nos Prêmios Goya (o Oscar espanhol), concorrendo como Melhor Filme Ibero-americano. Ou seja, seguimos com a torcida forte! 🤞🏽
Continuamos com novidades dos festivais, dessa vez o de Berlim, que acontece de 13 a 23 de fevereiro. A primeira leva de títulos selecionados foi divulgada e separei alguns destaques:
Peter Hujar’s Day (EUA - Alemanha) - Uma conversa entre o fotógrafo Peter Hujar e a escritora Linda Rosenkrantz, em 1974, desvenda o vibrante mundo artístico do centro de Nova Iorque e a introspectiva jornada de vida de um artista. Baseado em fatos reais. Direção e roteiro: Ira Sachs. Elenco: Ben Whishaw e Rebecca Hall.
Ato Noturno (Brasil) - Vai ter filme brasileiro de diretores gaúchos em Berlim! Um ator e um político começam um caso e desenvolvem um fetiche por sexo em público. Com a chegada da fama, eles vão em busca de encontros mais arriscados. Direção e roteiro: Filipe Matzembacher e Marcio Reolon. Elenco: Henrique Barreira, Gabriel Faryas, Ivo Müller.
Maya, donne-moi un titre (França) - Uma animação em stop-motion sobre como um pai e uma filha mantêm seu vínculo, mesmo morando em países diferentes, com um ritual noturno em que ela sugere um título e ele cria curtas de animação nos quais ela é a heroína. Direção: Michel Gondry. Elenco: Maya Gondry, Miriam Matejovsky, Steven Matejovsky, Anita Matejovsky e Pierre Niney.
Vou ficar de olho nos próximos anúncios e compartilho com vocês os que me chamarem a atenção! 😉
Semana de Natal, poucas estreias chegam aos cinemas e até nos serviços de streaming, mas ainda assim temos algumas alternativas para quem quer aproveitar os dias de folga com um bom filme.
Vamos lá? 🎬
Estreias no cinema - 25/12
O destaque é um filme brasileiro!
O Auto da Compadecida 2 - Sequências são sempre uma incógnita. Algumas dão muito certo (às vezes até superam o filme original), outras são uma bomba. Ainda não sei onde essa se encaixa, mas temos Taís Araújo substituindo Fernanda Montenegro como Nossa Senhora e não sei o que pensar.
Sinopse: Após 20 anos desaparecido, João Grilo retorna para a cidade de Taperoá e reencontra com seu fiel escudeiro Chicó, que carrega adiante a história de que Nossa Senhora operou um milagre e ressuscitou o amigo. João Grilo, então, agora é considerado uma espécie de santo e seu status de celebridade chama a atenção especial dos dois políticos mais poderosos da região, querendo utilizá-lo como cabo eleitoral. Vendo toda essa comoção como uma oportunidade para finalmente enriquecer, João Grilo organiza um de seus famosos trambiques. Pena que nada sai como o planejado e o passado retorna e se repete para o sertanejo.
Direção: Guel Arraes e Flávia Lacerda | Roteiro: Guel Arraes, João Falcão e Adriana Falcão.
Elenco: Selton Mello, Matheus Nachtergaele, Taís Araújo, Virginia Cavendish, Humberto Martins, Luis Miranda, Eduardo Sterblich.
Streaming
PRIME VIDEO
23/12 - Clube dos Vândalos (2023)
Direção: Jeff Nichols | Roteiro: Jeff Nichols e Danny Lyon.
Elenco: Austin Butler, Jodie Comer, Tom Hardy, Michael Shannon, Mike Faist, Norman Reedus.
O drama traz a revelação da série Killing Eve (Jodie Comer) em um história sobre uma gangue de motocicletas que passa de um ponto de encontro de amigos para uma situação pesada, envolvendo muitos crimes.
Pra ficar de olho 👀
Uma coprodução entre Irã, França, Suécia e Alemanha, Meu bolo favorito concorreu ao Urso de Ouro no Festival de Cinema de Berlim desse ano. No entanto, o governo iraniano proibiu a equipe de viajar para o evento.
A produção conta a história de Mahin, uma mulher de 70 anos que decide viver seus desejos em um país onde os direitos das mulheres são altamente restritos. Viúva há 30 anos, com dois filhos que moram no exterior, durante um chá com amigas ela conhece alguém que reacende sua vontade de viver.
No Rotten Tomatoes, site que dá notas a filmes com base em críticas de diversos veículos, sua avaliação é 100% positiva. A maioria destacou as atuações, o tom emotivo do filme, o retrato da cultura persa (pouco conhecida por muita gente) e a importância de uma história que desafia os hábitos de um governo repressivo.
Dirigido e escrito por Maryam Moghadam e Behtash Sanaeeha, a obra é estrelada por Lili Farhadpour e Esmaeel Mehrabi e chega aos cinemas brasileiros no dia 09 de janeiro.
Vale a pena ver (de novo?)
Esqueceram de mim (1990) e Esqueceram de mim 2 (1992) são grandes clássicos do cinema e ótimos exemplos de filmes natalinos. Quem é +30, como eu, certamente já assistiu incontáveis vezes. Mas queria muito saber se, entre os assinantes da newsletter, tem alguém que nunca viu nenhum deles. Se puderem responder, vou adorar!
Caso alguém ainda não conheça, ambos têm uma história bastante parecida: um filho caçula se desentende com o restante da família (quem nunca?) e acaba sendo esquecido no caos das viagens de Natal. Ao ficar sozinho, precisa se livrar de dois assaltantes e cria uma armadilha melhor que a outra para que, primeiro, eles sofram bastante (e a gente dê muitas risadas).
Os dois foram dirigidos por Chris Columbus e estão disponíveis no Disney+. Além de lançar a carreira do Macaulay Culkin, contam com a maravilhosa Catherine O’Hara no papel da melhor mãe negligente do cinema! Já os criminosos são interpretados por Joe Pesci (ganhador do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por Os Bons Companheiros) e Daniel Stern.
É um dos poucos casos em que o original e a sequência são muito bons (fizeram outros depois, com histórias parecidas, mas elenco diferente, que podem ser ignorados). O primeiro foi indicado a dois Oscars, nas categorias de Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Canção Original (Somewhere in my memory). O segundo não teve muita presença em premiações, mas mesmo assim vale assistir!
É isso nessa semana!
Espero que o Natal de vocês seja alegre, divertido e sem os perrengues do Kevin McCallister! 🎄
As edições anteriores estão aqui.
Curtam, comentem, compartilhem… haha
E até a próxima! 🎬