Pedro vai ao cinema #9 | Semana 13/01
Uma semana de estreias musicais e uma bomba (?) de diretor renomado!
Oi, pessoas! Tudo bem? 🙂
Tenho falado bastante das premiações por aqui, já que estamos acompanhando as indicações e vitórias de Ainda Estou Aqui e da Fernanda Torres.
Na edição passada, comentei sobre o Critics Choice Awards e o anúncio das indicações do SAG Awards (Fernanda ficou de fora) e do Oscar. Vocês devem ter visto que Los Angeles está enfrentando os maiores incêndios florestais das história e isso, claro, afeta Hollywood diretamente e muita coisa tem sido adiada.
O Critics Choice, que aconteceria no último domingo, passou para o dia 26. O anúncio dos indicados ao Oscar, que seria no dia 17, foi para o dia 23. Ainda não se sabe se as cerimônias também sofrerão alterações, mas vamos ficar de olho!
Semana passada fui na estreia de Baby e gostei bastante! Apesar de alguns diálogos um pouco artificiais e alguns furos no roteiro, a história é muito boa. O filme se passa quase todo no centro de São Paulo e quem conhece a cidade vai identificar vários pontos.
Por motivos óbvios, obras com temática LGBTQIAPN+ sempre chamam a minha atenção e essa retrata uma realidade muito interessante e muito diferente da minha. As cenas do grupo de amigos pelo centro e as performances de voguing pelos ônibus são maravilhosas. Mas os destaques, na minha opinião, são João Pedro Mariano e Ricardo Teodoro nos papéis principais. Ricardo, inclusive, ganhou o prêmio Rising Star no Festival de Cannes.
Já tinha sugerido o longa aqui na newsletter e, depois de ter assistido, reforço a sugestão! 😉
E agora, vamos dar uma olhada nos destaques dessa semana? 🎬
Estreias no cinema - 16/01
Os filmes mais falados nas premiações estão começando a chegar por aqui, mas também tem destaque nacional, claro!
Luiz Melodia: No coração do Brasil - um dos principais cantores e compositores da MPB ganha um documentário repleto de outros nomes importantes, claro.
Sinopse: Narrado em primeira pessoa, o filme busca dar voz ao artista que, ao abraçar sua liberdade musical e originalidade, desafiou muitas normas no mercado fonográfico e cultural brasileiro. Esculpido com materiais raros e inéditos de arquivo, reflete a importância cultural de seu legado e da cena musical para qual contribuiu ativamente a partir dos anos 70.
Direção: Alessandra Dorgan | Roteiro: Alessandra Dorgan, Joaquim Castro e Patricia Palumbo.
Duração: 1h15.
Maria Callas - o último filme da trilogia de mulheres importantes do diretor chileno Pablo Larraín (os outros foram Jackie e Spencer) tem marcado presença nas premiações, principalmente por sua protagonista.
Sinopse: Depois de anos sob os olhares do público, a lendária cantora lírica Maria Callas se retira para o seu apartamento em Paris, lutando com as lembranças de uma vida turbulenta.
Direção: Pablo Larraín | Roteiro: Steven Knight.
Elenco: Angelina Jolie, Pierfrancesco Favino, Alba Rohrwacher, Haluk Bilginer, Kodi Smit-McPhee, Valeria Golino.
Duração: 2h04.
Aqui - o novo longa de Robert Zemeckis (diretor de A morte lhe cai bem, que eu amo) é baseado em uma HQ e tem um conceito interessante, mas não agradou a crítica. No Rotten Tomatoes, está com apenas 39% de aprovação. Além disso, rolou uma polêmica pelo uso de tecnologia para rejuvenescer os atores.
Sinopse: Ambientado em um único lugar, a produção acompanha diversas famílias ao longo de gerações, todas conectadas por este espaço que um dia chamaram de lar. Uma emocionante jornada de amor, perdas, risos e memórias, que nos transporta desde o passado mais distante até um futuro próximo. Uma viagem pela linha do tempo da humanidade, contada de forma emocionante e surpreendente, onde tudo acontece em um único lugar.
Direção: Robert Zemeckis | Roteiro: Robert Zemeckis e Eric Roth.
Elenco: Tom Hanks, Robin Wright, Paul Bettany, Kelly Reilly.
Duração: 1h44.
Streaming
PRIME VIDEO
16/01 - Imparável (2024)
Direção: William Goldenberg | Roteiro: Eric Champnella, Alex Harris, John Hindman | Duração: 1h56.
Elenco: Jharrel Jerome, Jennifer Lopez, Michael Peña, Don Cheadle, Bobby Cannavale.
Baseado na história real do lutador Anthony Robles, que nasceu com apenas uma perna, o filme traz uma narrativa de superação e atuações elogiadas de Jharrel Jerome e J.Lo (ainda tentando o reconhecimento - e os prêmios - que não conseguiu com As golpistas).
NETFLIX
17/01 - De volta à ação (2025)
Direção: Seth Gordon | Roteiro: Seth Gordon e Brendan O’Brien | Duração: 1h54.
Elenco: Cameron Diaz, Jamie Foxx, Kyle Chandler, Glenn Close, Andrew Scott.
O nome é bem sugestivo, já que o longa marca o comeback de Cameron Diaz à atuação depois de 11 anos. Nele, dois ex-espiões da CIA retornam ao seu trabalho depois que suas identidades secretas são reveladas. Se é bom, ainda não sabemos!
Vale a pena ver (de novo?)
Quem me conhece sabe que sou muito, mas muito fã de Nina Simone. Então, qual foi a minha alegria quando Summer of Soul (…ou, quando a revolução não pode ser televisionada) foi lançado em 2021? Dirigido pelo músico Questlove, o documentário mostra como foi o Harlem Cultural Festival, que aconteceu em 1969, celebrando a música e a cultura afro-americana.
O festival teve um lineup incrível, com apresentações da já citada Nina Simone, além de nomes como Stevie Wonder, Gladys Knight & the Pips e Sly and the Family Stone. O filme mostra boa parte dessas performances e ainda traz depoimentos de quem viu tudo ao vivo, seja como atração artística ou como parte do público.
Summer of Soul ganhou o prêmio do júri e do público em Sundance, em janeiro de 2021, e o Oscar de Melhor Documentário no ano seguinte, além de vários outros prêmios (merecidos). Ele está disponível no Disney+ e vale muito ver e rever!
Por hora, é isso!
Seguimos acompanhando a repercussão dos incêndios em Los Angeles nas premiações e estreias.
As edições anteriores da newsletter podem ser encontradas aqui.
Queria, mais uma vez, pedir que vocês, que já assinam, compartilhem com todo mundo que vocês achem que vai curtir. 😉
Obrigado desde já e até a próxima! 🎬