Feliz Ano Novo, pessoal! ✨
Que 2025 seja maravilhoso para todos nós!
E vamos de primeira newsletter do ano?
Antes de tudo: É DO BRASIL!!! 🎉 Confirmando todas as torcidas, muitas previsões e ainda assim um pouco de surpresa, Fernanda Torres ganhou o Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz em Drama por Ainda Estou Aqui no último domingo! 🥳 Infelizmente, o filme não levou o a estatueta, mas ainda tem muitas premiações pela frente.
No dia 12, temos o Critics Choice Awards, em que o longa está indicado a Melhor Filme Estrangeiro. Além disso, ele está na longlist do BAFTA (o Oscar inglês), mas infelizmente a Fernanda Torres ficou de fora de ambos. Os indicados serão anunciados no dia 15 e a premiação acontece em 16 de fevereiro.
Também temos o SAG Awards, que vai anunciar os indicados na quarta, dia 8, e dia 17 é a vez dos nomeados ao Oscar (o oficial)! 🤞🏽
Vamos conferir as estreias da semana? 🎬
Estreias no cinema - 09/01
Já tinha comentando sobre dois dos filmes que entram em cartaz essa semana, mas além deles, tem dois destaques (um nacional) que dou mais detalhes abaixo. 🙂
Chico Bento e a goiabeira maraviosa - não dou conta da fofura do ator principal! O filme solo do personagem, tal qual os títulos da Marvel, é ligado à cena pós-créditos de Turma da Mônica: Lições.
Sinopse: Chico Bento precisa unir toda sua turma para "sarvá" a goiabeira do Nhô Lau.
Direção: Fernando Fraiha | Roteiro: Fernando Fraiha, Elena Altheman e Raul Chequer.
Elenco: Isaac Amendoim, Taís Araújo, Guga Coelho, Pedro Dantas, Débora Falabella, Luis Lobianco.
Duração: 1h30.
Babygirl - há quem pense que a Nicole Kidman pode roubar o Oscar da Fernanda Torres por sua atuação nesse filme. Apesar de ter sido premiada com o Volpi Cup no Festival de Cinema de Veneza, onde o longa estreou em agosto passado, no Globo de Ouro o resultado foi diferente.
Sinopse: Uma executiva de sucesso coloca sua carreira e vida particular em risco ao decidir se envolver com o jovem Samuel.
Direção e roteiro: Halina Reijn.
Elenco: Nicole Kidman, Harris Dickinson, Antonio Banderas, Sophie Wilde, Esther McGregor.
Duração: 1h54.
Baby - já tinha falado um pouco sobre esse filme na terceira edição da newsletter e agora ele chega aos cinemas!
Sinopse: Logo após ser liberado de um Centro de Detenção para jovens, Wellington se vê à deriva nas ruas de São Paulo. Durante uma visita a um cinema pornô, ele conhece Ronaldo, um garoto de programa, que lhe ensina novas formas de sobreviver. Aos poucos, a relação dos dois se transforma em uma paixão cheia de conflitos, entre a exploração e a proteção, o ciúme e a cumplicidade.
Direção: Marcelo Caetano | Roteiro: Marcelo Caetano e Gabriel Domingues.
Elenco: João Pedro Mariano, Ricardo Teodoro, Ana Flavia Cavalcanti, Bruna Linzmeyer.
Duração: 1h47.
Meu bolo favorito - esse também já apareceu por aqui, na sexta edição.
Sinopse: Aos 70 anos, Mahin vive sozinha no Teerã desde a morte do marido e a partida da filha para a Europa. Um chá da tarde com amigas quebra a rotina solitária e a faz revitalizar sua vida amorosa, mas à medida que Mahin se abre para um novo romance, o que começa como um encontro inesperado rapidamente evolui para uma noite imprevisível e inesquecível.
Direção e roteiro: Maryam Moghadam e Behtash Sanaeeha.
Elenco: Lili Farhadpour, Esmaeel Mehrabi, Mansoore Ilkhani, Soraya Orang, Homa Mottahedin.
Duração: 1h36.
Streaming
MUBI
01/01 - Pepi, Luci, Bom e outras garotas de montão (1980)
Direção e roteiro: Pedro Almodóvar | Duração: 1h22.
Elenco: Carmen Maura, Félix Rotaeta, Alaska, Eva Siva, Kiti Mánver, Cecilia Roth, Julieta Serrano.
Feliz que o primeiro longa comercial do meu diretor preferido chegou ao streaming! Nele, Pepi é violentada pelo policial que a descobre plantando maconha no seu apartamento. Ela procura vingança, fazendo com que a sua mulher masoquista o abandone.
MAX
07/01 - Rock Hudson: Tudo que o céu permite (2023)
Direção: Stephen Kijak | Duração: 1h44.
Um documentário sobre o astro de filmes como Assim caminha a humanidade que investiga sua biografia desde seu personagem público como mulherengo até sua vida privada como homem gay.
PRIME VIDEO
11/01 - MaXXXine (2024)
Direção e roteiro: Ti West | Duração: 1h43.
Elenco: Mia Goth, Elizabeth Debicki, Giancarlo Esposito, Kevin Bacon, Halsey.
O último filme da trilogia traz a neta da atriz brasileira Maria Gladys como uma aspirante a atriz que recebe sua grande chance. Mas conforme um assassino persegue as estrelas de Hollywood, um rasto de sangue ameaça revelar o passado sinistro dela.
Vale a pena ver (de novo?)
Na minha opinião, qualquer filme com a Frances McDormand merece atenção. Afinal, a atriz já tem quatro Oscars (três de atuação e um como produtora). Um deles, graças a Fargo: Uma comédia de erros, que mistura comédia, claro, com drama policial e é muito divertido.
Disponível no Prime Video, a produção de 1996 conta a história do gerente de uma revendedora de automóveis que, ao se ver em uma delicada situação financeira, elabora o sequestro da própria esposa e faz um acordo com dois marginais, que ganhariam um carro novo e metade dos 80 mil dólares que seriam pagos pelo seu sogro, um homem muito rico. Mas uma série de imprevistos resulta em um triplo assassinato e uma chefe de polícia grávida (Frances McDormand) tenta elucidar o caso, que continua provocando mais mortes.
O longa estreou no Festival de Cannes, onde ganhou o prêmio de Melhor Diretor, e também levou o Oscar de Melhor Roteiro Original, dividido entre os irmãos Joel e Ethan Coen. O elenco ainda conta com William H. Macy, Steve Buscemi e Peter Stormare.
Uma semana cheia, com premiações, estreias e dicas!
Quem quiser ler as edições anteriores, é só clicar aqui.
E, como sempre, peço para curtirem, comentarem e compartilharem a newsletter! 😜
Até semana que vem! 🎬